Browse By

Conheça os benefícios do champanhe

Bebida apresenta uma alta concentração de polifenóis, que tem capacidade antioxidante

Elegante e sofisticado, o champanhe é uma tradição em celebrações. Por isso, quando são consumidos moderadamente, fazem muito bem à saúde. Segundo a nutricionista Patrícia Cruz, para avaliarmos os reais benefícios dessa bebida, que é alcoólica, devemos levar em consideração o teor de álcool e de polifenóis (que tem capacidade antioxidante) presentes.

“O consumo de álcool diariamente e em excesso não é uma prática que deve ser incentivada, pois, acarreta danos à saúde como, por exemplo: dependência, obesidade, hipertensão e riscos de doenças cardíacas. Além de reduzir a absorção de alguns nutrientes”, afirma a nutricionista. Desse modo, recomenda Patrícia, o consumo deve ser moderado.

O champagne é produzido a partir da fermentação de uvas, que naturalmente contém resveratrol (substância presente nos vinhos tintos e em algumas espécies de uvas e que pode combater inflamações, além de ser conhecido como um aliado contra o envelhecimento).

Moet on Ice, champagne sucesso no Reveillon

Moet on Ice, champagne sucesso no Reveillon

Conheça outros motivos para tomar champanhe e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde nesse fim de ano. Confira a seguir as dicas da nutricionista Patrícia Cruz, lembrando sempre que o consumo deve ser moderado.

– O champanhe ajuda a melhorar a memória espacial e a executar tarefas que exigem concentração.

– O champanhe tem muito menos calorias do que os refrigerantes e do que os vinhos tinto e branco. Uma taça de champanhe tem em média 80 calorias.

– A bebida faz parte do grupo de “bebidas alcóolicas”, no qual devemos seguir a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), que é 10 a 15g de etanol para as mulheres (uma dose) e 20 a 30g para os homens (duas doses) para consumo. Uma dose equivale a 90 ml de vinho tinto, 125 ml de vinho branco, 350 ml de cerveja e 50 ml de bebidas destiladas.  Acima dessa quantidade, já representa risco para saúde.

Mais sobre Patrícia Cruz

Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Patrícia Cruz faz parte do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO). Ela é especialista sobre nutrição e transtornos alimentares, adulto e infantil, atua como Personal Diet e é palestrante em cursos de pós-graduação.

Fanpage: www.facebook.com/patriciacruznutricionista

Instagram: @patycruznutri