Browse By

Audi A3 Sedan: O alemão que virou brasileiro

Modelo de entrada da Audi, o A3 Sedan ganha adaptação para as ruas brasileiras em sua versão nacional.

Presente no Brasil quase desde seu lançamento em 1996, nos tempos em que Ayrton Senna trouxe a Audi para cá, o A3 é considerado um case de sucesso no mercado automotivo brasileiro, muito por conta de sua produção nacional, que começou em 1999, foi interrompida e retornou em 2015, com a geração atual . Descubra na matéria abaixo mais detalhes sobre essa máquina co alemão na versão sedan.

Audi-A3-Sedan-2017 (17).JPG

O design do carro traduz perfeitamente a identidade visual da marca de quatro argolas, seu visual mistura traços clássicos da marca com charmosos e modernos faróis e lanternas de leds, criam uma primeira impressão agradável. Na versão 1.4 Ambiente, as rodas de liga leve com 17 polegadas e cinco raios se juntam aos vincos protuberantes e transmitem uma ideia de esportividade já característica dos modelos da marca alemã. E que faz jus ao trem de força.

Audi-A3-Sedan-2017 (19).JPG

Audi-A3-Sedan-2017 (15).JPG

O motor 1.4 TFSI flex, o mesmo do Golf nacional, entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque, este último já disponível a partir de 1.500 rpm e intacto até 5.500 giros. Isso se traduz em arrancadas de fazer inveja na categoria de sedãs médios e que instigam o motorista a pisar cada vez mais forte no pedal do acelerador. Ultrapassagens e retomadas são sempre eficientes, já que seu torque máximo é pleno em praticamente toda a faixa de uso.

ALTA-5097-1625-x-1084.jpg

Em retas ou caminhos mais sinuosos, a estabilidade é constante. Mesmo quando se exige um pouco mais do carro, o A3 sedã 1.4 parece andar sobre trilhos e a sensação de segurança é constante. E o ajuste da suspensão nem chega a ser o mais firme, já que ela consegue absorver com certa eficiência as imperfeições do asfalto brasileiro. Dificilmente o controle eletrônico de estabilidade se mostra necessário.

Audi-A3-Sedan-2017 (23).JPG

O espaço interno é dos mais folgados, mas também não provoca apertos. O barulho do motor não invade a cabine – só se faz presente mesmo quando o acelerador é pressionado com vontade, ou seja, momentos em que normalmente se espera uma reação sonora mais instigante dos automóveis esportivos. Chama a atenção a economia no gasto de combustível, comprovado inclusive na aferição do InMetro. Para isso, contribui o sistema start/stop, que desliga o motor quando o pedal do freio é acionado em pequenas paradas. É claro que quem opta por um modelo esportivo não prioriza, necessariamente, a redução no gasto com combustível. Quem não se preocupa tanto em aliviar o bolso pode se sentir menos responsável pela emissão de poluentes no meio ambiente.

Audi-A3-Sedan-2017 (2).JPG

Audi-A3-Sedan-2017 (5).JPG

Audi-A3-Sedan-2017 (8).JPG

Conclusão

Uma excelente opção de compra na categoria, o Audi A3 Sedan tem a robustez  e sofisticação de um verdadeiro carro alemão em uma versão adaptada para nossas ruas. É o casamento perfeito!

Ficha técnica

Audi A3 sedan 1.4 Ambiente

Motor Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.395 cm³, quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro. Injeção direta de combustível, turbocompressor e comando variável de válvulas na admissão e no escape.
Transmissão Câmbio automático de seis velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
Potência máxima 150 cv entre 4.500 e 5.500 rpm com gasolina e etanol.
Aceleração 0 a 100 km/h 8,8 segundos
Velocidade máxima 215 km/h
Torque máximo 25,5 kgfm entre 1.500 e 5.500 rpm com gasolina e etanol.
Diâmetro e curso 74,5 mm X 80,0 mm
Taxa de compressão 10,5:1
Suspensão Dianteira independente do tipo McPherson, com triângulos inferiores e barra estabilizadora, apoiada em subchassi em alumínio. Traseira por eixo de torção. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus 225/45 R17.
Freios Discos ventilados na frente e sólidos atrás.
Carroceria Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,46 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,41 m de altura e 2,64 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho.
Peso 1.240 kg.
Capacidade do porta-malas 425 litros.
Tanque de combustível 50 litros.
Produção São José dos Pinhais, Paraná
Itens de série ar-condicionado, direção eletromecânica, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, lanternas de leds, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante multifuncional e alavanca de câmbio revestidos em couro, vidros laterais e traseiro com isolamento térmico, trio elétrico, sistema start/stop,  rádio MMI, computador de bordo, freio de estacionamento eletromecânico, rodas de alumínio de 17 polegadas, sensores de luz e chuva e shift paddles.
Preço R$ 117.990.
Opcionais Rádio MMI plus com sistema de navegação, bancos de couro sintético, teto solar panorâmico, controle de velocidade de cruzeiro, sensores de estacionamento dianteiro, câmara de ré, alerta de mudança de faixa, assistente para luz alta, sistema de estacionamento automático, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, computador de bordo com tela colorida e chave presencial
Preço completo R$ 165.990

Deixe uma resposta